Os termos comuns de testamentaria que necessita saber incluem património, inventário, executor e administrador.
Uma herança (ou sucessão) é todo o património possuídos no momento do óbito. Nem todos os bens de um falecido se tornam parte de seu patrimônio. Certos ativos passam para fora do património, enquanto outros ativos se tornam parte do património e são usados para pagar certas despesas e obrigações pendentes.
Sucessões é o processo legal de transferir os bens de um falecido, pagar as obrigações herdadas e distribuir os bens restantes. A determinação de se o inventário é necessário depende da natureza dos ativos do falecido e das leis aplicáveis.
Um executor é a pessoa nomeada no testamento do falecido para cumprir as disposições desse testamento e cujas responsabilidades incluem a gestão e distribuição da propriedade.
O cabeça de casal, por definição, é o administrador de uma herança. Apesar de ocupar um cargo que é intransmissível e gratuito, o cabeça de casal tem responsabilidades, nomeadamente o dever de prestar contas aos herdeiros ou mesmo a responsabilidade de participação de óbito às Finanças.
Um administrador é a parte nomeada pelo tribunal para gerir a herança se não houver testamento ou um executor nomeado no testamento.